Controle financeiro: faça sobrar dinheiro em 5 passos

Se te perguntarem quanto você gastou no mês passado com combustível para o seu carro, você saberia responder? Neste artigo, vamos revelar o que é controle financeiro, qual a melhor ferramenta para isso e como fazer sobrar dinheiro todo mês em 5 passos. Confira!

Inscreva-se na Maratona da Liberdade Financeira

O que é controle financeiro?

Controle financeiro é a prática de registrar, analisar e planejar o fluxo de receitas e despesas de uma pessoa, família ou empresa. O processo precisa ser periódico e permanentemente. 

Por meio desse controle, é possível garantir o equilíbrio entre necessidades e desejos, e entre o presente e o futuro. Além disso, a análise norteia a implantação de hábitos de consumo mais conscientes, com o intuito de alcançar metas e objetivos.

Na prática, significa assumir as “rédeas” das finanças, conhecer exatamente de onde vem e para onde vai o dinheiro, planejar quanto e como se pretende consumir e poupar, e vigiar o comportamento de consumo.

Como fazer um controle financeiro? 

Antes de qualquer coisa, o controle de finanças pessoais começa na categorização do que entra e o que sai. Tanto de forma geral (receitas, reserva financeira, despesas gerais, empréstimos e financiamentos), como também detalhada por subcategorias.

Em receitas, por exemplo, você vai detalhar as entradas ocorridas durante determinado período, como salário, benefícios, férias, 13º salário, rendas extras, lucros de investimentos, entre outros.

Em despesas, jamais categorize algo como “diversos”. Muitas vezes, uma coisa que parece insignificante pode se mostrar de grande importância na soma mensal ou anual. Por isso, é necessário esmiuçar tudo, mesmo que seja um valor pequeno ou esporádico. 

Você pode gostar de: O segredo do sucesso e da prosperidade financeira na sua vida

Mãos de pessoas diversas seguram lupa, calculadora, cofre em formato de porquinho, dinheiro e gráfico - controle financeiro

Qual a melhor ferramenta para controle financeiro?

Existem diversas formas de realizar o seu controle de finanças. Você pode fazer registros manuais em um caderno à medida que forem entrando e saindo dinheiro. A desvantagem desse método é que você pode acabar ficando com preguiça do grande volume de anotações diárias e desistir no meio do caminho. Além disso, o caderno nem sempre ficará à sua disposição.

Existem mecanismos mais automáticos que podem facilitar sua rotina, como a planilha eletrônica. Nela você já pré-define as categorias de registro, o que facilita a consolidação no final do período. Também pode ser utilizada no smartphone, aparelho que dificilmente está longe do nosso alcance. Porém, ainda assim, depende da sua força de vontade e disciplina para realizar os registros.

Os sistemas on-line são uma das ferramentas mais avançadas. Existem diversos sites em que você paga uma mensalidade para ir além do simples registro, obtendo gráficos, relatórios e alertas. Geralmente, esses sistemas possuem também a versão aplicativo para celular, assim você leva aonde quiser. Mas, como sempre, é você quem tem que preencher os dados financeiros.

Em resumo, a verdade é que a melhor ferramenta para o controle financeiro é a que se adapta ao seu dia a dia, é que funciona na sua realidade. E nenhuma delas é capaz de  eliminar um dos maiores entraves ao controle dos seus gastos: a sua disciplina.

Leia também: Como o sentimento de injustiça afasta a sua prosperidade

Faça dinheiro sobrar todo mês em 5 passos 

Agora que você já sabe o que é, como fazer um controle financeiro e qual a melhor ferramenta para isso, listamos 5 passos, a seguir, para você organizar suas contas e fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

1 – Estabeleça metas 

Lembra da famosa frase da obra infantil Alice no País das Maravilhas: “Quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”? Pois é. A desorganização e a falta de metas te levam aos caminhos errados e cheios de complicações. Porém, quando você estabelece metas para a sua vida, tudo fica mais fácil. Ter metas é ter direção! Quando nosso cérebro está concentrado em uma coisa, ele deixa de enxergar outras.

2 -Tenha clareza da sua gordurinha

Você precisa planejar cada ação que você irá realizar com os seus ganhos. Colocar porcentagem nas contas a pagar, no que vai para a poupança, no que vai para o lazer, entre outros. Se depois de pagar tudo o que precisava, sobrar uma quantia, essa é a sua gordurinha. Com esse dinheiro você pode fazer o que quiser, gastar da forma que achar melhor. Mas, cuidado! Nunca gaste além do que sobrou.

Você pode se interessar por: Teste: suas atitudes atraem prosperidade?

Com as mãos, mulher faz gesto pedindo dinheiro - controle financeiro

3 – Faça compensações 

Se você gastar demais no começo do mês, procure fazer uma renda extra para entrar mais dinheiro ou deixe de comprar algo que pode ser deixado para depois. Adquira o hábito de corrigir as suas falhas dentro do mesmo mês. Você é quem domina o dinheiro, não o contrário.

4 – Fixe seus custos

Estabeleça um teto e não abra concessões! E lembre-se: o segredo dos milionários é ter um estilo de vida um pouco abaixo do que eles realmente ganham. As quatro forças do dinheiro são: ganhar, gastar, poupar e investir.

5 – Reprograme seu inconsciente

Elimine as crenças limitantes da sua vida! Frases como “Dinheiro foi feito para gastar” e “Não vou levar nada dessa vida” fazem você absorver o prazer na vida apenas no momento. Você precisa reprogramar o seu cérebro para pensar nos valores que regem a sua vida, como segurança e liberdade, e assim obter prosperidade em todas as áreas da sua vida de maneira perene.

Para te ajudar com isso, existe o Aura Money, um método criado pelo expert Bruno Gimenes, capaz de destravar todo o bloqueio que impede você de prosperar. É um treinamento, de linguagem acessível e de fácil aprendizado, que transforma a sua mentalidade em relação ao dinheiro e à riqueza. 

São mais de 50 módulos, e ainda, aulas bônus e podcast liberados, a partir do seu ingresso, para você estudar no seu ritmo e do seu jeito. São aproximadamente 30 horas de aulas com conteúdo exclusivo, apoio de uma equipe técnica para resolver problemas de acesso e uma equipe pedagógica para auxiliar você no processo de aprendizagem. Saiba mais aqui.

Redação Luz da Serra

Redação Luz da Serra

Somos o Grupo Luz da Serra, uma empresa referência em desenvolvimento humano e espiritual. Há mais de 15 anos, transformamos a vida das pessoas com livros, cursos e treinamentos, porque o nosso propósito é fazer um mundo mais feliz, saudável e próspero.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!​

Seja Feliz, Saudável e Próspero

Sobre Nós

Luz da Serra 2020 – Todos os direitos reservados.

Informe seus dados e siga para a compra